Risoto de 7 grãos com Abacaxi, Alho Poró e Gengibre

ingredientes: arroz integral, arroz vermelho, quinoa, linhaça, gergelim, lentilha, feijão fradinho, cebola, alho poró, abacaxi, cenoura, gengibre, azeite extra virgem orgânico, sal.

preparo: misturar os grãos e deixar  de molho com água morna pelo menos 3 horas; picar a cebola e refogar na panela com um pouco de azeite e sal, acrescentar o alho poró cortado bem fininho e a cenoura em cubinhos pequenos, dourar um pouco, acrescentar um pouco de gengibre picado, e o abacai cortado em cubos pequenos, reservar; lavar e escorrer a água dos grãos que estavam de molho, colocar numa panela com agua e tampar para cozinhar a fogo baixo até o arroz ficar bem cozido; colocar junto com o abacaxi refogado e deixar cozinhando um pouco mais; servir decorando com gergelim preto

observação: 1) pode ser usado o prato feito  ”Ritto” da Mãe Terra, o que facilita bastante, inclusive pode ser acresentado algum grão a mais que já têm em casa para complementar ou aumentar a proporção  (por exemplo quinoa, linhaça, gergelim). 2) nos risotos em geral pode se acrecentar no final, com o fogo desligado, um pouco de creme de leite, o que o deixa bem mais cremoso. Neste caso eu preferi fazer a receita sem lactose.

acompanhamento: salada de folhas verdes com damascos picados e sementes de girassol e de abóbora torradas, temperada com azeite e aceto balsâmico.

classificação da receita:   VEGETARIANA  –  SEM LACTOSE  –  SEM GLÚTEN  –  SEM AÇÚCAR 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s