Pão semi-integral com “adobo”

ingredientes: leite, ovo, sal, açúcar, creme de leite, farinha integral de trigo, farinha branca de trigo, povilho doce, linhaça, gergelim branco, queijo parmesão ralado, adobo, fermento biológico fresco.

adoboé um tempero tipicamente uruguaio que pode ser comprado em sacos fechados em alguns supermercados que o importam do Uruguay ou achado em bancas de temperos em feiras livres vendido por kilo. É uma mistura de várias pimentas, alho, cebola, salsinha,orégano e outros temperos. Possui um sabor forte, picante e caraterístico. Pode ser substituido por pimenta calabresa seca ou outras pimentas. No Uruguay é usado tipicamente como tempero na hora de assar carnes ou frango.Existe também como uma variante do famoso “chimichurri”.

preparo do pão: colocar 1 copo de leite, uma yema de ovo, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de creme de leite sem soro na máquina de pão; acrescentar as farinhas, sendo 1/2 xícara de farinha branca de trigo especial, 1/2 xícara de povilho doce, 1 xícara de farinha de trigo integral, 2 colheres (sopa) de linhaça, 1 colher (sopa) de gergelim branco. Colocar 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e 2 colheres (sopa) de “adobo”. Por último colocar 1 tablete de fermento fresco. Fechar a máquina e colocar no ciclo 1, quantidade I, escolher a cor ( preferir cor clara ou média, pois o pão integral costuma ficar com a casca mais dura). 

dica: esta receita foi testada na máquina de pão Britania Multi Pane, mas pode ser adaptada para outras panificadoras ou pode ser feito na mão e assar no forno.

classificação da receita:   OVO-LACTO-VEGETARIANA  –  FÁCIL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s