Mini-Abóboras recheadas com PTS (soja) e Hortelã

ingredientes: mini-abóboras, PTS (proteina texturizada de soja), hortelã, cebola, azeite.

preparo: deixar uma xícara de PTS de molho em água morna; refogar a cebola no azeite, colocar o PTS bem lavado e escorrido, refogar, acrescentar sal e hortelã picada, esperar a água secar; colocar as mini-abóboras numa panela funda com água fervendo e cozinhar deixando-as firmes; esfriar e cortar uma tampa na parte superior, retirar as sementes do interior deixando a parte interna o mias grossa póssivel; rechear com o PTS.

acompanhamentos: moyashi refogado no shoyu + arroz aromático tailandês jasmin com gergelim preto + folhas verdes 

classificação da receita:   VEGETARIANA  –  SEM GLÚTEN  –  SEM LACTOSE  –  SEM AÇÚCAR

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mini-Abóboras recheadas com PTS (soja) e Hortelã

  1. Olá Rosana, tenho acompanhado as tuas receitas, me parecem ótimas!! (nas fotos, pelo menos, ainda não fiz nenhuma…) Não sei qual a sua intenção com o blog e etc, mas eu queria dar uma sugestão: acho que pra pessoas como eu, que quero fazer uma comida saudável e gostosa, experimentando a cozinha vegetariana, mas não tenho muita experiência/facilidade na cozinha, faltam alguns detalhes nas receitas as vezes, pra gente não tentar adivinhar e acabar fazendo errado, tipo nesta: quanto tempo é necessário deixar de molho a PTS em água morna? e quanto tempo mais ou menos tem que cozinhar a abóbora pra ela ficar durinha? Talvez sejam coisas super óbvias pra você e pra quem tá acostumado.. só comentei porque gostei mesmo do blog, mas vi coisas assim tb em outras receitas, aí resolvi dar um toque, se vc sentir compaixão com a gente que quer (ou “tem que”) cozinhar, mas não tem este seu dom…! Parabéns pelo blog! Um abraço, Thaís.

  2. Thaís, obrigada pelo comentário. Na verdade o blog reflete meu jeito de cozinhar no qual eu realmente não sigo nenhuma medida ou tempo estritamente, por isso acabo não especificando os mesmos e preferindo explicar o ponto onde fica pronto pelo aspecto (“firme”, “mole”, “dourado”, etc). Mas não tinha pensado que talvez nem todo mundo faça do mesmo jeito que eu faço: “no olho” rsrsrs. Vou passar a medir melhor os tempos e as quantidades e tentar colocar dados mais objetivos nas receitas. Valeu pelo toque!!
    Já tentando esclarecer suas dúvidas nesta receita especificamente: 1) o PTS eu coloco de molho numa vasilha com aproximadamente a mesma quantidade de água quente do que de PTS (neste caso: 1 xícara de PTS para 1 xícara de água) e deixo até absorver quase toda a água, isso demora mais ou menos 1 hora, mas nem precisa ser exato, a intenção é re-hidratar a proteina que está seca. ( ela aumenta bastante o volume!!). Pode colocar mais água se vc ver que ainda está meio “seco” e que poderia “crescer” mais e deixar mais tempo sem problema, e caso tenha errado a quantidade e fique com muita água é só colocar num coador e desprezar o resto que não foi absorvido, sem problema. Antes de colocar o PTS para refogar no azeite quente, é sempre bom colocar num coador grande e jogar mais água (“lavar”) e retirar bem toda a água possível.
    2) as mini-abóboras ficaram cozidas em aproximadamente 30-40 minutos, mas para saber o ponto pode fura-las delicadamente com um garfo ou melhor ainda com um espetinho de madeira fininho; caso penetre a casca com certa resistência mas perceba que dentro já não está tão duro está na hora de retirar. Caso fique muito mole será mais difícil de rechear porque vai desmanchar (mas não é impossível) e caso fique muito duro, têm a possibilidade de colocar novamente no fogo (ou pelo menos as unidades que não foram ainda cortadas) ou de usar só como “recipiente” para o recheio sem comer a abóbora “crua” rsrsrs. Como vc pode ver se trata de testar, tentar, arriscar, mudar no meio do caminho se necessário e não desistir. Ao final com ingredientes bons não têm como não sair algo gostoso!! Espero ter ajudado e te estimulado a tentar!! Abraços – Rossana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s