ingredientes: arroz cateto integral, sal.
preparo:
- coloque 1 xícara de arroz cateto integral num recipiente de vidro ou louça, acrescente umas gotas de limão, deixe de molho durante 12 horas (ou pelo menos 2 horas).
- jogue fora a água e lave na água corrente.
- coloque o arroz na panela de pressão; acrescente 2 xícaras de água morna na panela; tempere com sal a gosto (1 colher de café); com a panela tampada ligue no fogo alto até começar a sair o vapor (chiado).
- abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos; desligue o fogo.
- deixe descansar por 20 min antes de abrir a panela.
acompanhamento: pode temperar com gersal, com shoyu ou comer puro. Na verdade ele age como um veiculo para outros sabores.
observação: se não tiver panela de pressão pode cozinhar numa panela grossa, de preferencia de ferro, cerâmica ou inox (que não grude). Observar a quantidade de água que pode ser maior e o tempo de cozimento que certamente vai aumentar.
Este arroz não fica soltinho, fica mais grudento, muito bem cozido, o que o torna facilmente digerível. Seu cheiro é particularmente apetitoso. Um carinho para o estômago! É aconselhável colocar as porções na boca e mastigar bastante, de 60 a 80 vezes, seguindo os preceitos da alimentação macrobiótica.
dica: na hora de cozinhar pode colocar 1 ou 2 ameixas umeboshis ou algumas fatias de bardana para cozinhar junto com o arroz e dar um gostinho diferenciado, assim como acrescentar mais nutrientes nele.
classificação da receita: SEM GLÚTEN – SEM AÇÚCAR – SEM LACTOSE – VEGETARIANO – MACROBIÓTICO – RECEITA MÉDICA
(variação a partir de receita aprendida em estágio no Restaurante Satori em São Paulo)
.
Pingback: As “Receitas Médicas” | Dra Rossana Preziosi