Conserva de Rabanete

5173

ingredientes: um maço de rabanetes, sal, vinagre de ume.

preparo: lave com uma escovinha os rabanetes; retire as duas pontas; corte os rabanetes em rodelas bem finas com uma faca muito bem afiada. Coloque numa vasilha de vidro ou louça, povilhe muito pouco sal (menos de 1/2 colher café para um maço de rabanetes). Lembre que sempre pode ser acrescentado mais sal , mas nunca retirado. Deixe repousar pelo menos 20 minutos. Esprema os rabanetes contra o fundo da vasilha com as mãos ou com auxilio de uma colher ou garfo; deve sair muito líquido, despereze este líquido e continue espremendo até retirar todo o excesso de líquido produzido. Coloque os rabanetes num vidro de boca larga previamente lavado e fervido na água quente. Esprema o máximo que puder os rabanetes contra o fundo do vidro de tal forma que sobre o mínimo de espaço livre entre eles. Retire todo o excesso de líquido novamente. Preecha o espaço com vinagre de ume ( ou outro vinagre), de tal forma que cubra o rabanete. Deve ficar um espaço de pelo menos 5 cm entre o liquido e a tampa para dar lugar aos gases da fermentação da conserva. Tampe e leve a geladeira.

dica: pode ser usado puro, como entrada, tira-gosto, com pão ou acompanhando o arroz ou a salada. Sabor forte e salgado. Benefícios para o sistema digestório dos fermentados. Benefícios do umeboshi quando feito com com vinagre de ume.

classificação da receita:  FÁCIL – SEM GLÚTEN  –  SEM AÇÚCAR  –  SEM LACTOSE – VEGETARIANO  –  MACROBIÓTICO  –  FERMENTADO  –  RECEITA MÉDICA

 

 

(variação a partir de receita do Restaurante Macrobiótico Satori em São Paulo)

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Conserva de Rabanete

  1. Pingback: DICA 4 – As “Receitas Médicas” | SAÚDE NA COZINHA

  2. Pingback: As “Receitas Médicas” | Dra Rossana Preziosi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s