ingredientes: um maço de rabanetes, sal, vinagre de ume.
preparo: lave com uma escovinha os rabanetes; retire as duas pontas; corte os rabanetes em rodelas bem finas com uma faca muito bem afiada. Coloque numa vasilha de vidro ou louça, povilhe muito pouco sal (menos de 1/2 colher café para um maço de rabanetes). Lembre que sempre pode ser acrescentado mais sal , mas nunca retirado. Deixe repousar pelo menos 20 minutos. Esprema os rabanetes contra o fundo da vasilha com as mãos ou com auxilio de uma colher ou garfo; deve sair muito líquido, despereze este líquido e continue espremendo até retirar todo o excesso de líquido produzido. Coloque os rabanetes num vidro de boca larga previamente lavado e fervido na água quente. Esprema o máximo que puder os rabanetes contra o fundo do vidro de tal forma que sobre o mínimo de espaço livre entre eles. Retire todo o excesso de líquido novamente. Preecha o espaço com vinagre de ume ( ou outro vinagre), de tal forma que cubra o rabanete. Deve ficar um espaço de pelo menos 5 cm entre o liquido e a tampa para dar lugar aos gases da fermentação da conserva. Tampe e leve a geladeira.
dica: pode ser usado puro, como entrada, tira-gosto, com pão ou acompanhando o arroz ou a salada. Sabor forte e salgado. Benefícios para o sistema digestório dos fermentados. Benefícios do umeboshi quando feito com com vinagre de ume.
classificação da receita: FÁCIL – SEM GLÚTEN – SEM AÇÚCAR – SEM LACTOSE – VEGETARIANO – MACROBIÓTICO – FERMENTADO – RECEITA MÉDICA
(variação a partir de receita do Restaurante Macrobiótico Satori em São Paulo)
Pingback: DICA 4 – As “Receitas Médicas” | SAÚDE NA COZINHA
Oba! Bjao
Enviada do meu iPhone
>
Pingback: As “Receitas Médicas” | Dra Rossana Preziosi