ingredientes: abóbora cabotia, azeite, sal.
preparo:
- lavar bem a abóbora com casca
- retirar as sementes
- cortar em fatias de acordo com o gosto pessoal (mais finas ficam crocantes, mais grossas ficam macias dentro)
- colocar numa forma antiaderente, de preferencia uma Kimpira Nabe cujo segredo está numa liga que mescla metal e cerâmica e a torna uma panela resistente e 100% antiaderente.
- levar ao forno e cozinhar por aproximadamente 15 minutos dependendo da potência do forno; quando estiver dourado virar e cozinhar mais 10 minutos.
- retirar do forno e colocar um pouco de azeite e sal a gosto.
- pode ser servido frio como snack ou quente.
- comer a casca que contêm grande quantidade de minerais, porém de preferencia de abóbora orgânica pois é na casca onde se depositam a maior parte dos agrotóxicos.
observação: quando seguindo o Programa Alimentar de 5 fases, pode ser incluído já desde a 1a fase.
beneficios da abóbora:
- rica em betacaroteno (precursor da vitamina A) que desempenha importante papel na elasticidade da pele, no brilho do cabelo, no fortalecimento das unhas e na acuidade visual, principalmente a noturna. É um importante antioxidante, tem papel importante na redução do risco de câncer e melhora a imunidade. Auxilia na formação de melanina e ajuda no bronzeamento da pele.
- rica em vitamina C, auxilia o sistema imune. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C.
- rica em minerais, principalmente potássio o que a faz um ótimo alimento pós-treino. Uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio (564 mg) do que uma banana (422 mg).
- rica em fibras, auxilia o transito intestinal
- baixas calorias, sensação de saciedade, ajuda no emagrecimento.
classificação da receita: VEGETARIANA – SEM GLUTEN – SEM AÇÚCAR – SEM LACTOSE – RECEITA MÉDICA