Apresentacão

Acredito que o desafio de mudar os nossos hábitos alimentares, aumentando os legumes e vegetais, introduzindo mais grãos e sementes e diminuíndo ou abolindo as carnes e produtos de origem animal, depende muito de conseguir receitas fáceis, rápidas e saborosas para o dia a dia de quem leva uma vida super corrida e não é, nem pretende ser, um “chef”de cozinha

então,

Aqui estão as minhas receitas preferidas!!

Mas, atenção, a forma como eu cozinho e meio sui genesis, pois nem mesmo eu sei o que vou fazer na hora que começo, portanto nunca uma receita sai igual a outra. Na verdade tudo depende dos ingredientes que eu encontro naquele dia na minha geladeira e despensa e da minha inspiração momentânea.

Realmente não consigo seguir ao pé da letra nada e sempre acabo modificando qualquer receita que por ventura caia nas minhas mãos, assim como as medidas e temperos que vou testando e experimentando enquanto cozinho.

Vou relatar cada prato na expectativa de que sirva para alguém se motivar a repeti-lo do jeito que eu o fiz naquele dia ou talvez inventar novas variações e contar suas experiências culinárias aqui para todos, aperfeiçoando a ideia inicial.

Também pretendo comentar o valor nutricional dos alimentos e ingredientes utilizados, tanto do ponto de vista nutricional como energético, baseada na minha experiencia pessoal, familiar e como médica, pediatra e acupunturista.

Espero que vcs curtam tanto quanto eu!!! E aguardo todos os tipos de comentários pois é assim que saberei a direção a tomar nos próximos posts.

Ninesh

 


 

Completude

20090617200221

Um círculo, um ciclo, uma volta. Completou.

Pesquisei, estudei, experimentei, experienciei. Conceitos, idéias, teorias, estudos científicos, dietas, posturas mais ou menos radicais, ativismos, tendências, modismos. Livros, congressos, internet, cursos, seminários, vivências e muito, muito fogão. Provei, literalmente, tudo.

O foco sempre o mesmo: a alimentação como a mais básica forma de bem-estar, como a primeira e essencial Medicina.

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade: De tudo fica um pouco. Fica um pouco do sentimento pelos animais que me levou inicialmente ao vegetarianismo, fica a vivência com a energia da vida vibrando sutilmente nas sementes e nos grãos germinados que me aproximou dos crudívoros, fica a potência da bomba energética do suco vivo cheio de vitaminais e micronutrientes que adotei pra sempre, fica a emoção de ver a abundância da vida brotando e se doando nos brotos suculentos de girassol, fica o carinho no estômago/intestino da papa de arroz macrobiótica, fica o nabo com shoyu e suas intensas significâncias que remetem ao vislumbre do Satori.

Tantas coisas relevantes! A importância da mastigação, o uso dos fermentados e probióticos, a função primordial da flora intestinal, o desastre do uso na alimentação do açúcar refinado e das farinhas brancas, a delícia da produção do próprio pão integral sem conservantes. Tantas coisas que acabaram gerando um corpo de conhecimento único baseado na minha própria experiência e estudos.

E como num grande círculo me encontro de novo com a alimentação proposta pela Medicina Tradicional Chinesa no estudo dos padrões energéticos individuais. Fecha o círculo na certeza da consistência das suas bases.

Agora é hora de compartilhar.

Aceite o convite.

Visite o site: Ninesh Saúde Integral

.

.


16 pensamentos sobre “Apresentacão

  1. Amei seu blog.
    Excelente!
    Muitas informações interessantes que estimulam reflexões sobre algo tão essencial: “aquilo que comemos”

    PARABÉNS !!!!!!!

  2. Adorei o blog.
    Comer é cada vez mais além de uma atitude responsável e adulta consigo mesmo, uma proposta que deve prezar a sustentabilidade do meio ambiente, e das outras formas de vida que compartilham conosco o planeta. Vejo que vc pensa nisso ao reservar o consumo de carnes.
    À VIDA!!!

  3. Gracias, negrita!! Espero que mires y hagas las recetas (cualquier duda de portugues me avisas!)

  4. Olá! Parabéns pelo blog, adorei! Vou introduzir alguns desses ingredientes novos na minha cozinha =]
    quanto tempo tem que deixar de molho na água morna a quinoa e o linho/linhaça?
    Obrigada e um abraço!

    ::thais

  5. Cómo recién vengo a enterarme de este blog que pinta ser superlindo???…. Apenas le pegué un vistazo y me encantó… Ya iré vichando post por post… tratando de probar recetas y comentando. Seguimos en contacto. Abrazo grande y felicitaciones y agradecimientos por el emprendimiento!

  6. Hola, Dani, me alegro mucho que te guste el blog. No sé porque te enteraste solo ahora, porque yo siempre lo divulgo en facebook, pero ya vale a partir de hoy!!! jejeje. La verdad que vos sos una gran “responsable” por mi mudança de hábitos alimentares, asi que espero también poder de alguna forma contribuir con nuevas recetas para ti. Besos grandes!

  7. Ya sabés que no soy ducho con face, pensé que divulgabas recetas de otra gente. Las fotos que publicás también son tuyas?
    Necesito asesoramiento con la quinia.

  8. Miguel, que lindo que visites mi blog! Las recetas son mias inventadas en el dia a dia con lo que hay en la heladera en el momento de hacer la comida. Las fotos también las saco yo a la hora de sentarnos a comer. En relación a la quinoa es una excelente fuente de proteinas vegetal, considerado un alimento completo!! Estoy preparando un post, que ahora con tu pregunta, prometo ponerlo en breve en la sección “Nutrição”. Besos

  9. Dei uma olhada neste site e adorei as receitas, q me parecem saudáveis e criativas. Vou tentar fazer algumas receitas. Gostaria de receber sempre suas publicações.
    Muito grata,
    Irene Blass

  10. Muito obrigada Irene. Vou adorar seu retorno sobre as receitas que vc fez. Se estiver por São Paulo logo mais (19/09/15) teremos uma Oficina para poder tirar as dúvidas e conhecer um pouco mais. Te aguardo. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s