Inhame dourado assado no forno

ingredientes: 

inhame, taro (Colocasia esculenta)

preparo:

  • cozinhar as bolinhas de inhame com casca na água fervente ou no vapor na cuscuzeira
  • descascar
  • colocar no forno com um pouco de azeite e deixar até dourar
  • comer com algum molho a gosto (pesto, mostarda dijon, outros)

dica:  o inhame pode ser congelado e utilizado em outro momento colocando diretamente no forno.

classificação da receita: VEGETARIANA – SEM GLÚTEN  – SEM LACTOSE – SEM AÇÚCAR

Anúncios

Farofa de PANC com farinha d’água da Amazônia.

ingredientes: 

farina d’agua (ou outra farinha de mandioca), cebola, alho, alho-poró, cebolinha, salsinha, pimentões coloridos, cenoura ralada, tomates, pimenta em grãos moída na hora, sal a gosto + as PANC   plantas alimentícias não convencionais disponíveis (taioba, ora-pro-nobis, pirarucu)

preparo:

  • refogue a cebola, alho, alho-poró, pimentões coloridos, tomates, cenoura ralada e temperos
  • acrescente as folhas rasgadas ou cortadas das PANC previamente branqueadas (passadas na água fervente e depois na água fria)
  • misture bem
  • acrescente a farinha d’água aos poucos
  • sirva e coma quentinha

dica: pode usar farinha de mandioca torrada ou outra farinha da sua preferênci

classificação da receita: VEGETARIANA – SEM GLÚTEN  – SEM LACTOSE – SEM AÇÚCAR

Cogumelos Paris recheados com Espinafre

B2767

ingredientes: cogumelos paris grandes, espinafre, alho poró, cebola desidratada, alho crocante, sal, azeite.

preparo:

  •  lavar os cogumelos, retirar a parte interna e reservar, cavar com uma colher para deixar uma cavidade maior para poder rechear depois.
  • refogar os cogumelos numa frigideira com um pouco de azeite até ficarem dourados; separar numa travessa que possa ir ao forno
  • picar bem o cogumelo que foi reservado, principalmente o talo, colocar na frigideira junto com um alho poró pequeno picado bem fininho, acrescentar as folhas de um maço de espinafre, 2 colheres de cebola desidratada e temperar com sal, azeite e ervas finas.
  • rechear os cogumelos, colocar alho crocante por cima e levar ao forno para manter aquecido até servir

observação: quando seguindo o Programa Alimentar de 5 fases, pode ser incluído desde a 2a fase.

classificação da receita:   VEGETARIANA – SEM GLUTEN – SEM AÇÚCAR – SEM LACTOSE  – RECEITA MÉDICA 

Salada de salmão com molho de abacate

4936

ingredientes: abacate, azeite de oliva extra virgem, vinagre de maçã, molho de pimenta verde, suco de limão, alho, cebola, tomate, salsinha, sal, noz moscada, salmão.

preparo: coloque 1/2 abacate no liqüidificador, um dente de alho, 1 colher de cebola desidratada, 3 colheres de salsinha picada, 2 colheres de suco de limão, 1 pouco de molho de pimenta verde, um colher sobremesa de sal, 1 tomate picado, uma colher de noz moscada ralada, 2 colheres sopa de vinagre, 3 colheres sopa de azeite. Acrescente azeite para permitir que o liqüidificador consiga bater a mistura sem danifica-lo. Se for necessário pode acrescentar um pouco de água. Bata até obter um molho cremoso. Sirva frio como dressing do salmão frio e da salada. Consuma logo que preparar.

acompanhamento: salada de folhas verdes (alface, rúcula e endivia) + arroz com pimenta vermelha

classificação da receita:  SEM GLÚTEN  – SEM AÇÚCAR  –  SEM LACTOSE – FÁCIL

Docinho crudívoro sem açúcar (coco, tâmaras, cacau)

Docinho crudívoro

ingredientes: coco seco em pedaços, tâmaras sem caroço, óleo de coco, suco de limão, sal, cacau em pó.

preparo: colocara 400 gr de coco seco em pedaços no processador de alimentos; bater na velocidade máxima por aproximadamente 10 minutos, dando intervalos para não super-aquecer o aparelho; acrescentar 1 1/2 xícaras de tâmaras sem caroço, 1 xícara de água, 1 colher sopa de suco de limão e 1/2 colher café de sal; bater novamente; adicionar 2 colheres de óleo de coco; bater até formar uma massa homogênea; levar ao freezer por 15 miutos; moldar com as mãos em pequenas bolinhas; passar no cacau em pó; servir

classificação da receita: VEGETARIANA – CRUDÍVORA – SEM GLÚTEN – SEM LACTOSE – SEM AÇÚCAR

( variação a partir de receita de Kamalanath Das Gilberto (Gilberto Bassetto Jr.) no Curso de Culinária Viva)

Lentilha germinada com tomate cereja, hortelã, limão e páprica

ingredientes: lentilha germinada , sal, azeite de oliva extra-virgem, limão, vinagre balsâmico, páprica, pimenta do reino, hortelã, ciboulette, tomate cereja, gergelim preto.

lentilha germinada: lavar bem uma xícara de lentilhas; escolher as sementes com bom aspecto; colocar num recipiente de vidro com água e um pouco de suco de limão; deixar durante 8 horas de molho, preferencialmente á noite; após “acordar” as sementes, coar e retirar toda a água, deixar num vidro com a boca coberta com tule o filó escorrendo durante 24 a 48 horas, lavar pelo menos 2 vezes por dia; utilizar quando o broto da lentilha estiver do tamanho da mesma.

preparo: colocar num recipiente de louça ou vidro uma xícara de lentilhas germinadas e  meia xícara de tomates cereja cortados; acrescentar o suco de 1 limão taiti, hortelã picada, ciboulette picada, azeite, vinagre balsâmico, uma pitada de pimenta do reino, páprica, sal a gosto; deixar marinar durante algumas horas; moer gergelim preto e misturar; servir.

acompanhamentos: saladinha de folhas com maçã + arroz com vagem e cenouras.

classificação da receita:   VEGETARIANA  –  CRUDÍVORA  –  VIVA  –  SEM GLUTEN –  SEM LACTOSE  –  SEM AÇÚCAR   –  RECEITA MÉDICA

Batata suiça recheada com abobrinha, gorgonzola, cebola caramelizada e ameixas

batata suiça recheada com abobrinha, gorgonzola, cebola caramelizada e ameixas

ingredientes: 3 batatas grandes, 2 abobrinhas pequenas, 1 alho-poró, 1 xícara de cebola picada com salsinha, 2 dentes de alho picadinhos, 1/2 xícara de pimentão amarelo cortado em cubinhos bem pequenos, sal, azeite extra-virgem, 1 colher sopa de açúcar demerara, 1 xícara de ameixas secas sem caroço cortadas em pedaços pequenos, queijo gorgonzola, requeijão, queijo parmesão ralado, musarella.

preparo: descascar as batatas e coloca-las inteiras numa panela com água para ferver, depois que a água ferver cozinhar durante uns 10 minutos, desligar o fogo, retirar as batatas cozidas porém bem firmes e colocar no freezer durante pelo menos 2 horas; ralar as abobrinhas com casca em tiras bem finas; reservar; numa panela dourar a cebola e o alho com um pouco de azeite e sal, acrescentar o alho-poró picadinho, o pimentão amarelo e a ameixa seca e refogar; colocar o açúcar demerara e caramelizar; reservar; logo que as batatas estiverem bem frias e duras, ralar no ralo mais grosso, obtendo tiras finas; numa frigideira grande colocar azeite e a metade das batatas raladas cobrindo bem a frigideira; colocar o recheio com uma camada de abobrinhas ralada crua, uma camada do refogado caramelizado; acrescentar os queijos; mais uma camada de abobrinha ralada e finalizar com a batata ralada; deixar dourar bem, descolando as laterais com uma espátula; quando estiver bem dourado (dá pra sentir na espátula que vai ficando uma crosta mais durinha por baixo) colocar uma tampa ou um prato do tamanho da frigideira para poder virar com todo o cuidado possível e cozinhar do lado que não ficou ainda em contato direto com o fundo da frigideira; cozinhar mais um tempo ate sentir que fiou bem torradinho por baixo.

classificação da receita:   LACTOVEGETARIANA  –  SEM GLÚTEN